Devil May Cry 4
O protagonista mudou, mas Devil May Cry ainda está no topo das séries de ação
Desde o bem-sucedido "Resident Evil" para PSone, em 1996, o produtor Shinji Mikami esteve envolvido na criação de novos capítulos da série e em outras franquias do mesmo estilo, batizado pela Capcom de "survival horror", como "Dino Crisis" e "Onimusha". De conceitos não utilizados por esses jogos surgiu "Devil May Cry", no início da vida do Playstation 2, que apresentou um ritmo muito mais ágil do que o de seus "irmãos". Apesar de contar com componentes de exploração e de solução de enigmas habituais, ele focou principalmente os combates rápidos, repletos de combos, e em uma trama dantesca sobre guerreiros e demônios regada a muito rock pesado.
Sete anos depois da sua primeira versão, a série atravessa a primeira geração de consoles, com Devil May Cry 4 lançado para o Playstation 3, Xbox 360 e PC. As mudanças em relação ao primeiro título da série são, no geral, herdadas das seqüências anteriores da série, entretanto, o novo Devil May Cry traz uma grande novidade: o protagonista não é mais Dante, mas Nero um personagem de aparência e golpes semelhantes, porém dotado de um poder demoníaco extraordinário em seu braço direito.
Devil May Cry 4 se passa entre os eventos do primeiro e segundo jogo (o "3" funcionou como "prequel", mostrando eventos anteriores aos do resto da saga). Você joga na pele de Nero, um participante da Ordem da Espada, grupo de guerreiros que cultua o demônio responsável pelo banimento dos outros demônios da Terra, Sparda.
Certo dia, no entanto, a Ordem é atacada durante uma cerimônia e Sanctus, o maior padre do grupo, é assassinado; o assassino é nada mais nada menos que Dante, o protagonista dos outros games da série. Nero está prestes a partir quando vê Kyrie, a garota pela qual é apaixonado, em perigo. É então que começa uma luta acirrada entre Dante e Nero; apesar do protagonista aparentemente ter derrotado o assassino, não há vencedores neste combate. Dante foge após ser golpeado criticamente, não antes de dizer a Nero que o havia subestimado.
O irmão de Kyrie e líder da Ordem da Espada, Credo, então determina a Nero que persiga e capture Dante a fim de fazê-lo responder por seus crimes. Assim começa uma jornada recheada de reviravoltas e muita ação.
O protagonista não é o mesmo, mas a série Devil May Cry continua no topo das franquias de ação do mercado atual dos games. Tudo que era bom nos outros games da série está de volta em Devil May Cry 4, somado a novidades como os poderes do braço demoníaco do novo protagonista, que expandem a fórmula já conhecida pelos fãs da franquia. Isso tudo agraciado por gráficos bonitos e bem feitos, com animações bem cuidadas e modelagens detalhadas dos personagens.
Embora Devil May Cry 4 gire em torno da ação, o game deve agradar a todos os tipos de jogadores, trazendo elementos de aventura e terror em sua fórmula. Além disso, o modelo de divisão de fases, nas quais a pontuação é somada de acordo com o seu desempenho, é muito interessante e dá um aspecto de arcade ao game que deve agradar aos fãs de jogos mais antigos do gênero.
Retirado de: Baixaki Jogos